Clique para assistir



 



     


 

 

 



                                      

HISTÓRIA DA Z 18

 

História da Colônia de Pescadores-z18

PROCURAR O DIÁRIO OFICIAL DA FUNDAÇÃO DA COLÔNIA

 

 Duas décadas e meia de serviços prestados a comunidade pesqueira de Passo de Torres –SC.

 A Colônia de Pescadores-z18 de Passo de Torres-SC, foi a décima oitava (18) Colônia de Pescadores fundada em Santa Catarina em 26 de Junho de 1985, conforme portaria nº 138 da Confederação Nacional dos Pescadores, baseado na Portaria nº 471 de 26 de Dezembro de 1973, do Ministério da Agricultura e publicado no diário Oficial do estado de Santa Catarina nº 12.775,  20 de Agosto de 1985, por um grupo de pescadores que queria sua emancipação profissional, ou seja deixar de ficar a mercê de  Torres-RS, nas decisões referente a  sua profissão( Pesca),que era  a mola mestre da economia do município como é até hoje.  Tal decisão foi tomada pelos pescadores que fizeram parte da 1ª junta governativa da Colônia z18, destinada pela Federação Nacional dos Pesadores, conforme portaria nº 04/1983 por um ano e foi prorrogada por mais dois anos pela portaria nº 04/85 e nº 06/85

1ª membros da junta Governativa empossada no dia 13 de Julho 1985.

 

 

                                                     Presidente: Breno Dos Santos Teixeira

                MANDATO

      26/06/1985 á 26/08/1985

Secretário: José Apolinário

Tesoureiro: Antônio Carlos dos Santos

Presidente do Conselho Fiscal: Osvaldo Gomes Antonio

Conselheiro: Santos Jonas da Silva

Conselheiro: Tomaz Alves Scheffer

 

Após dois meses o presidente, Sr. Breno dos Santo Teixeira pediu seu afastamento, ficando o Sr. João Antônio Teixeira. A frente da colônia até a eleição que se deu em 30/05/1987 sendo eleito para o biênio 1987/1989. 

 

 

 

 

Composta pela nova diretoria.

 

                                                      Presidente: João Antônio Teixeira

               MANDATO      

   26/08/1985 á 30/09/1993

Secretário: Breno Dos Santos

Tesoureiro: José Carlos Apolinário

1º Suplente: Francisco Teixeira Peres

2º Suplente: Auri Teixeira da Rocha 

3º Suplente: Flávio Gonçalves dos Santos

Presidente do Conselho Fiscal: José Hélio Pereira Gonçalves

Conselheiro: Flávio Gonçalves Cardoso

Conselheiro: Edson Ferreira de Sousa

1º Suplente: Jair Porto Coelho

2º Suplente: Antônio Cossa

 

Durante este período os membros da Colônia z-18, tiveram muitas dificuldades de convencer os pescadores da localidade, a se filiarem a mesma, pois grande maioria tinha medo que a entidade não permanecesse, e eles perderiam seus direitos até ali adquiridos, conforme dizia os dirigentes do Sindicado de Pescadores de Torres RS, onde todos eram filiados há muito tempo, para evitar assim a perca dos associados até o momento. Porém nossos pescadores seguiram em frente convictos de que era possível enfrentaram várias barreiras, até que conseguiram em 31/10/1985 um recurso para a compra de sua própria sede no valor de 40.000.000(Quarenta Milhões de Cruzeiro), através da Fundação Catarinense do Trabalho (FUCAT), com a ajuda do Governo do estado de Santa Catarina na época comandada pelo Governador Esperidião Amin Helou Filho, era uma casa com uma ótima localização no centro da cidade Av. Beira Rio nº 482, onde se encontra até hoje, juntamente com um outro imóvel adquirido anos depois,  também com a ajuda do governo estadual. Após esta data, não restou dúvidas entre os pescadores que tiveram coragem de enfrentar as dificuldades a eles imposta.

Após a compra da sede própria os pescadores começaram a pedir transferência do Sindicado de Pescadores de Torres- RS, e se filiar na sua própria Colônia, (Colônia de Pescadores z18), de Passo de Torres- SC.

 Hoje é a entidade mais antiga do município consolidada e respeitada por todos. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento do Município.

                  O Sr. João Antônio Teixeira permaneceu até a data de 11 de Setembro de 1993 quando apoiou Sr. Ângelo da Silva Costa, para concorrer como presidente as eleições, que ocorreria nesta mesma data. A chapa de oposição era encabeçada pelo Sr. Luiz V. P. Padilha. Sr. Ângelo venceu as eleições com uma diferença de 32 votos, 65% dos votos, assumindo o mandato no dia 30/09/1993.

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente: Ângelo da silva Costa

                  MANDATO         

30/09/1993 á 18/06/1994 

Secretário: Lauro Scheffer Batista 

Tesoureiro: Adilson J. da Costa 

1º Suplente: Pedro Manoel da Rosa 

2º Suplente: Vitorino H. Machado  

3º Suplente: Lenoir Santos Porto

Presidente do Conselho Fiscal: Célio Souza

Conselheiro: Tomaz Feliciano  Coelho

Conselheiro: Flavio da Rosa Peres

1º Suplente: José Carlos Apolinário

2º Suplente: Braz Kegelin

3º Suplente: Francisco A. da Silva

Sr.Ângelo permaneceu como presidente até a data de seu falecimento, fatalidade que deixou a comunidade pesqueira abalada, fato este ocorrido no dia 18 de junho de 1994, ficando apenas nove meses e meio a frente da entidade, deixando neste pouco tempo de trabalho bons frutos. Uma das vitórias foi o início do Seguro Desemprego do pescador artesanal (seguro defeso) em nossa Colônia, sendo que havia muitas desconfianças referentes a este benefício. Com o falecimento do presidente assumiu o secretário, Sr. Lauro Scheffer Batista, como presidente. Com a mesma diretoria.

 

                                                        Presidente: Lauro Scheffer Batista

           MANDATO

18/06/1994 a 15/05/2000

Secretário: José Carlos Apolinário

Tesoureiro: Flavio da Rosa Peres    

1º Suplente: Pedro Manoel da Rosa 

2º Suplente: Lenoir Santos Porto Vitorino H. Machado  

3º Suplente: José Dalolli de Souza 

Presidente do Conselho Fiscal: Célio Dalole  Souza

Conselheiro: Tomaz Feliciano Coelho

1º Suplente: Braz Kegelin  

2º Suplente: Carlos Alberto Bueno

3º Suplente: Francisco A. da Silva

Em 08 de Novembro de 1999 o então secretário, Sr José Carlos Apolinário, por motivos particular teve que se afastar da diretoria e por decisão unânime assumiu o Sr Adriano Delfino Joaquim, como secretário da mesma.  Ficando da seguinte forma a nova diretoria:

Presidente: Lauro Scheffer Batista

Secretário: Adriano Delfino Joaquim

Tesoureiro: Nelson Kjellim Flavio da Rosa Peres    

1º Suplente: José Dalolli de Souza  

2º Suplente: Rudinei da Silva Pereira   

3º Suplente: Lenoir Santos Porto      

Presidente do Conselho Fiscal: Flavio da Rosa Peres       Conselheiro: Valter Idalêncio  

Conselheiro: José Carlos Daitx

1º Suplente: Josué Leal Rezende  

2º Suplente: Braz Kjillim  

3º Suplente: Sergio Delfino Joaquim

 

Aos dias 15 do mês de Maio do ano de 2000 o presidente, Sr. Lauro Scheffer Batista, pediu seu afastamento da entidade, para concorrer a um cargo eletivo (vereador). A partir desta data o Sr Adriano Delfino Joaquim, assume a mais importante entidade do município, sua responsabilidade era grande, mas vontade e coragem não lhe faltavam. Com sua capacidade e liderança foi fácil conseguir apoio para dar continuidade ao trabalho do Sr. Lauro. Devido à disputa ser muito acirrada o Sr. Lauro não conseguiu o que almejava uma cadeira no legislativo. Foi então que decidiu não voltar ao cargo de presidente da Colônia z18, dando a oportunidade do presidente interino assumir como presidente, até a próxima eleição, que ocorreu em 18 de Fevereiro de 2001. Adriano concorreu com chapa única. Com a seguinte diretoria.

 

 

 

 

 

Presidente: Adriano Delfino Joaquim

  MANDATO       

INICIO 15/05/2000   

Secretário: José Dalolli de Souza

Tesoureiro: Nelson Kjellim Flavio da Rosa Peres    

1º Suplente: Rudinei da Silva Pereira

2º Suplente: Sergio Delfino Joaquim   

3º Suplente: Lenoir Santos Porto     

Presidente do Conselho Fiscal: Flavio da Rosa Peres    

Conselheiro: Valter Idalêncio      

Conselheiro: José Carlos Daitx

1º Suplente: Josué Leal Rezende

2º Suplente: Braz Kjillim 

3º Suplente: Jaci Anacleto Ezequiel

 

A Colônia z18, vem prestando relevantes serviços ao município desde sua fundação, pois na época o município não era emancipado e muitos serviços eram feitos através da Colônia. Além de suas atribuições junto aos pescadores, manterá um convênio com a prefeitura de São João do Sul, a quem o município pertencia, para fazer os atendimentos médicos e dentários, inclusive muitos recados aos pescadores eram dados através da colônia, pois nesta época eram poucos os moradores que tinham telefone residencial.

Com a emancipação do município, aos poucos a prefeitura foi se encarregando de cuidar da saúde da comunidade, podendo assim a Colônia focar mais nos interesses da atividade pesqueira. Hoje há uma parceria com a Secretária de Pesca do município, que mantém um dentista a disposição dos pescadores. A Colônia passou a fazer seu trabalho na área de saúde, através de convênios particulares, com médicos de várias especialidades com descontos que podem chegar até 50% nas consultas.

Adriano e sua diretoria começaram a trabalhar mais em torno dos benefícios direcionados aos pescadores. Assim passando as informações corretamente e os procedimentos legais onde os mesmos começariam a ter mais direitos, auxílios beneficentes da categoria, (pescador artesanal) dentro do setor pesqueiro. Uma das grandes conquistas foi o Auxilio maternidade. A primeira mulher pescadora a receber este benefício, foi a pescadora Sra. Alda Prudêncio, em 2001. Era um direito da esposa do pescador, (pescadora) que vivia em regime de economia familiar, (como é até os dias de hoje) e que até então os pescadores de nossa região ainda não tinham conhecimento de tal benefício da pesca. Onde o presidente Sr Adriano vivendo da pesca, tendo duas filhas nunca usufrui de tal benefício, pois as informações devidas não chegavam até o pescador.

Presidente Adriano Faz sua Primeira matéria no Jornal local.

 

A Colônia de Pescadores Z-18 foi também a pioneira a firmar parceria com a Previdência Social. Em 2003, foi firmado um convênio para que o PREVMóvel pudesse atender na sede da Colônia z18, facilitando assim, á vida dos pescadores e de toda a comunidade, com o apoio da Gerencia de Criciúma e Sombrio. Hoje o pescador é atendido em sua própria localidade, evitando seu deslocamento para outras cidades, diminuído para zero as despesas e riscos, pois até então os pescadores tinham que enfrentar 30 km de uma BR perigosa para ter esses acesso a esses atendimentos. São atendidos pelos servidores, responsáveis Cesar Torres e Elizabete Cracetta. Servidores da previdência que merecem todo o respeito de nossa comunidade pelo profissionalismo com que realiza seus trabalhos.

Exemplo: Auxilio acidente, Auxilio maternidade, Auxilio reclusão, Auxilio doença, aposentadoria entre outros.

 

             

 

 

 

CONFRATERNIZAÇÃO DAS COLÔNIAS, SINDICADOS E PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SUL DO ESTADO-SC/2009.

Confraternização entre Colônias, Sindicatos e Previdência Social do sul do Estado de Santa Catarina, Iniciou em 2004 por iniciativa do Gerente da agencia de Sombrio Sr Ademir de Oliveira e o evento continua até hoje sempre com muita festa e alegria. Adriano Presenteando o gerente Sr Ademir com o que a de mais significante do setor da pesca um pequeno Barco de pesca, e sua esposa com um lindo buquê de rosas. O agradecimento é em nome de toda a classe pesqueira a esta personalidade que vem apoiando o setor pesqueiro de Passo de Torres, juntamente com sua equipe.

 

                         

                     

CONFRATERNIZAÇÃO DAS COLÔNIAS, SINDICADOS E PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SUL DO ESTADO-SC/2009.

.

CONFRATERNIZAÇÃO DAS COLÔNIAS, SINDICADOS E PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SUL DO ESTADO-SC/2009.

  

 

CONFRATERNIZAÇÃO DAS COLÔNIAS, SINDICADOS E PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SUL DO ESTADO-SC/2009.

 

 

 

Outra parceria mantida a mais de 4 anos é com Universidade ULBRA Torres-  RS, através do projeto Carcharias, do curso de Biologia, coordenado pelo Professor Walter  onde é feita varias atividade e eventos na comunidade pesqueira, curso,levantamento de dados referente a comunidade e o pescador, referente ao próprio pescado, formação de uma pequena biblioteca , visitas etc.

 

 

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO DE SANTA CATARINA E COLÔNIA Z18.

Parceria com o Ministério do trabalho de Santa Catarina, facilitando a vida dos Pescadores, Paulo Marcondes responsável pelo seguro desemprego do pescador artesanal no estado de Santa Catarina, Grande personalidade devido aos trabalhos realizado com sua equipe em pró dos nossos pescadores.

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO DE SANTA CATARINA E COLÔNIA Z18

            

MINISTÉRIO DO TRABALHO DE SANTA CATARINA  E COLÔNIA Z18

 

            

COLONIA Z18 E EPAGRE DE PASSO DE TORRES

Parceria com EPAGRE, onde são dados cursos e palestra para os pescadores da Colônia z18 tais como: Culinárias, artesanato, Palestras de motivação e outras inclusive fora do município.

 

COLÔNIA Z18 E EPAGRE DE PASSO DE TORRES.

         

                                           

                                                                            INFORMÁTICA

COLÔNIA Z18 E MINISTRO DA AQUICULTURA E PESCA.

Colônia Z-18 recebe doação de computadores do Ministério da Aquicultura e Pesca. Adriano recebendo os computadores das mãos do Ministro Gregolin.

 

INFORMÁTICA

COLÔNIA Z18 E SENAC DE RS.

Parceria entre colônia e SENAC do RS, trás conhecimento de informática aos pescadores de Passo de Torres.

 

               

INFORMÁTICA

COLÔNIA Z18 E SENAC DE RS

 Parceria entre colônia e SENAC do RS, trás conhecimento de informática aos pescadores de Passo de Torres.

                                                                              

INFORMÁTICA

COLÔNIA Z18 E SENAC DE RS.

Parceria entre colônia e SENAC do RS, através do diretor da entidade e o professor Pablo, trás conhecimento de informática aos pescadores de Passo de Torres.

 

                                                                                     

                                                                                             INFORMÁTICA

 

   COLÔNIA Z18 E SENAC DE RS

       Parceria entre colônia e SENAC do RS, através do diretor da entidade e o professor Pablo, trás conhecimento de informática aos pescadores de Passo de Torres.

 

COLÔNIA Z18 E MARINHA DO BRASIL

Esta parceria é mantida há muitos anos e cada vez mais consolidada através da delegacia da Capitania dos Portos de Laguna. São organizados cursos profissionalizantes e orientação aos pescadores referente às embarcações e seus documentos ligado a Marinha do Brasil.

                                                                                

 

COLÔNIA Z18 E MARINHA DO BRASIL.

Adriano e o Delegado da Capitania dos Portos de Laguna Capitão André Luis dos Santos e Silva, Articulando para trazer novos cursos para os pescadores da Colônia z18.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIAGEM 3º CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA.

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO CATARINENSE DAS COLÔNIAS DE PESCADORES, IVO DA SILVA E ADRIANO DELFINO JOAQUIM.

  VIAGEM 3º CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA.

 

                    

           VIAGEM 3º CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA. 

       ADRIANO E ADAIRDI, PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES DE ILHAS/ ARARANGUÁ-SC.

 

                     VIAGEM 3º CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA  E  PESCA 

 PRESIDENTE DA COLÔNIA DE ARROIO DO SILVA (CHECO), PRESIDENTE  DA COLÔNIA DE ILHAS  (ADAIRDI), PRESIDENTE DA COLÔNIA DE IMARUIM (VANDINHO) , PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO CATARINENCE  DAS COLÔNIAS  DE PESCADORES ARTESANAL (IVO DA SILVA), PRESIDENTE DA COLÔNIA Z18 (ADRIANO) , PRESIDENTE DA COLÔNIA DE IMBITUBA   

 

                  VIAGEM 3º CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA.

 

                              VIAGEM 3º CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA 

      ADRIANO COM O PRESIDENTE DA COLÔNIA DE SÃO JOÃO DO SUL, Sr. JOSÉ RAULP.

 

GRUPO DE DANÇA DA COLÔNIA Z18 / PROFESSORA VOLUNTÁRIA  ANA LUCIA CLÓS.

 

Em parceria com     a colônia mantém convênios com Médicos de todas as especialidades e com o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

  • A Colônia é o intermediador entre o pescador e o Ministério do Trabalho

Ex: O seguro desemprego, ou o seguro defeso, como é conhecido entre os pescadores

  • A Colônia é o intermediador entre pescador e o Ministério da Previdência Social ( INSS)
  • A Colônia é o intermediador entre o pescador e a Marinha do Brasil (Capitania de Laguna e Capitania de TramandaÍ)

Ex: Organização de cursos profissionalizantes organiza visitas para atualizações de carteiras de pesca, documentos de embarcações, vistorias entre outras.

  • A Colônia é o intermediador entre o pescador e o Ministério da pesca.

Ex: Todos os documentos profissional de nossos pescadores passam primeiro pela colônia, onde é examinado e conferido para depois chegar às mãos do Ministério da pesca, assim como todo problema que surge para o pescador é a colônia que intervém em Favor do pescador.

  • A Colônia é o intermediador entre o pescador e o Banco da Brasil.

Ex; Qual quer tipo de financiamento como PRONF e outros tem a parceria da Colônia. 

Adriano sempre contou com sua diretoria em suas decisões, mantendo sempre ao seu lado como vice seu amigo e conselheiro Jaci Anacleto Ezequiel, sua funcionaria eficiente e de sua inteira confiança, Priscila Cravo e atualmente com sua nova secretária Laís Clos. Sua esposa Ana Lucia Clos Carvalho Joaquim, que ele pode contar a toda hora como companheira e uma grande voluntária que ajuda a organizar e tocar esta entidade. Adriano conta também com a força que vem do interior do município, já a mais de 10 anos fazendo parte da diretoria da Colônia z18, Flavio da Rosa Peres e Lenoir Santos Porto dão o suporte que Adriano precisa para continuar nesta caminhada.

Adriano a frente desta entidade manteve um programa informativo em uma rádio comunitária por alguns anos, trazendo aos pescadores toda a informação necessária para sua profissão e seu cotidiano. Informatizaram a Colônia z18, sendo ela uma das pioneiras de Santa Catarina a entrar no mundo da informática e mantendo a frente das outras até hoje, pois foi também a 1ª Colônia a criar seu próprio site.

Site: WWW.coloniadepescadoresz18.com.br

Em parceria com SENAC de Torres-RS conseguiu dar curso de INCLUSÃO DIGITAL aos pescadores e pescadoras.